Meus caros irmãos,

O Plano traçado em definitivo por Deus para a salvação da alma pela emancipação do seu espírito é o conhecimento próprio, pela assimilação do nosso corpo, alma e espírito.

“Alma e Espírito não são uma só coisa?” Enganam-se os que assim julgam. A alma é o produto espiritual da matéria à espera de libertação; é substância puramente etérea, concatenada de átomos luminosos ou partículas diminutas de minerais, vegetais e animais, que se organizam numa forma humana de acordo com a Sabedoria e Onipotência do Criador. E o Espírito? É o puro Amor de Deus, Seu Pensamento elaborado e projetado, e como os Seus Pensamentos e Idéias só podem ser manifestados fora de Si, quando isto ocorre, dá-se o Grande Momento Criador, e para os seres projetados inicia-se a época do chamado livre arbítrio para a conquista de uma existência independente, fora de Deus, muito embora continuemos dentro D’Ele!

Quando antes da origem de todo ser, diz o nosso Pai, projetei Minhas Idéias, já sazonadas como espíritos, e os cumulei com Minha Força, começaram a querer e pensar. Estabeleci uma Ordem, para que pudessem exercitar sua vontade livremente. A expressão: “Fiz o homem à minha Imagem e Semelhança; de Deus, por Deus, e através de Deus só poderia surgir Deus Mesmo”; então somos deuses à medida que palmilharmos pelos Seus Caminhos.

Para que o espírito se emancipe tornando-se adulto na Sua Doutrina necessita não apenas da livre noção de tudo que o Senhor lhe dá indispensável à sua existência! Necessita de algo mais, de pesquisas e conhecimentos próprios mais profundos. Só assim o espírito reconhecerá a sua dependência da Causa Original, e ser ele apenas o portador da Luz, e não a Luz Mesma.

Tiago na Sua Epístola Universal, diz que a alma divorciada do seu espírito é como folha seca, sem pouso, morada, à mercê dos ventos e tempestades. Seu mundo é mera fantasia, sem consistência e estabilidade, tudo quanto cria é fútil. Suspira por um pouso sólido, real! Caso alimente novos sentimentos, esboça-se a possibilidade de um pequeno socorro; suas idéias são mais claras e aos poucos se aproxima de sua centelha.

Unindo-se a ela a alma renasce no espírito, tornando-se potência espiritual, e o espírito, substância psíquica. A alma passa a analisar a Terra, que não é o único planeta no Espaço Infinito, todos os sóis, enxames globulares, sóis centrais, com mais precisão do que o mais notável astrônomo do planeta! Isto constitui para ela um pequeno grau de bem-aventurança, porque a máxima felicidade não é contemplar as Minhas Criações, com o tempo tornam-se monótonas, mas as suas próprias realizações.

Existe um segundo grau de felicidade; é a força criadora que se projeta pela conquista dos sete Espíritos Originais de Deus: Amor, Sabedoria, Vontade, Ordem, Rigor, Paciência e Humildade.

Ele nos fala de um terceiro grau de bem-aventurança; é o convívio direto Comigo como Deus, Pai, Criador e Amigo Sublime, podendo amar-Me ilimitadamente, supervisionando ao meu lado a criação material e espiritual.

Mas a máxima bem-aventurança é a conquista do mais Elevado Céu, ou seja, a Liberdade Original de Deus, como ocorreu com Raphael que já vivera nesta Terra como Henoch, e foi o 1º profeta e doutrinador dos descendentes de Adam. Naquela época, sua alma se inflamou de tal forma para Comigo que dissolveu a sua matéria, absorvendo o elemento substancial, que passou a constituir sua veste luminosa, e a alma um corpo perfeito para o seu espírito. Como forma externa, ela não possui luz própria; poderá deixar-se iluminar durante eternidades por estudos racionais, os seus conhecimentos serão os mesmos desde o início.

Surgindo na alma o espírito vivo, emancipado, pelo Amor do Pai, ocorre algo totalmente inverso; todos os recônditos de sua alma são iluminados, e ela se alegra pelo seu pouso eterno, sua morada celeste, a Nova Jerusalém! É ela um verdadeiro Céu aberto, por onde os Anjos, que são os conceitos, pensamentos e idéias de um intelecto iluminado, sobem e descem para servirem àquele que até então estava oculto, o espírito!

Podemos amar como Ele, perdoar como Ele perdoou, mas com relação aos conhecimentos e experiências, somos eternos aprendizes, porque só Ele é Onisciente. Nós o somos na medida que Ele quiser e achar útil para nós! Deus é o Ser que precedeu a todos os seres, inclusive na Forma Humana, organizando um caminho indestrutível, uma polarização segura e eterna para o espírito. Por isto, nenhuma alma permanecerá no ostracismo, inclusive o Grande Arcanjo, Lúcifer, hoje não mais irreverente à Ordem Divina, provando que ninguém resiste ao Amor, Misericórdia do Pai. O Seu Plano Libertador cumprir-se-á, e a afirmação de Um Só Rebanho e Um Só Pastor, está em evidência dentro de Sua Ordem, portanto, é uma Realidade! De um modo geral, Ele é o Senhor – “Está escrito que o espírito vence”, dizia, com ênfase, Dr. Paulo Juergensen. 

Amém!

 

Saudações fraternas,

Thalízia dos Reis