“Canto é uma série de sons musicais formados pela voz”. “Cântico, Hino de Louvor, Ação de Graças de estilo nobre e divino”. Muitos julgam ser o Cântico de Salomão de autoria desconhecida, mas em Verdade Quem O transmitiu foi Aquele Mesmo Espírito que falou a todos os demais profetas. Talvez por isto, misteriosamente, o subtraíram das Escrituras, sem considerarem a advertência que consta no Apocalipse (cap. 22, vrs. 19). “E se alguém retirar algo das palavras do Livro da profecia, será qual galho separado da videira, não poderá florir e dar frutos”. E por que o fizeram? Por julgarem Salomão incoerente e mesmo inconseqüente? Ou por que não conseguiram penetrar em toda a riqueza espiritual daquele Poema? No início surgiram religiosos que não admitiam serem os textos bíblicos de autoria de Uma Única Pessoa, mas mera coletânea de antigos profetas e escritores. Ledo engano; a Bíblia tem resistido a todas as críticas e pesquisas! Estudos realizados por cientistas do Instituto Tecnológico de Israel desenvolveram uma exaustiva análise lingüística jamais realizada antes pelos homens, alimentando um computador com mais de vinte mil palavras do Primeiro Livro da Bíblia, o Gênesis, e os resultados comprovaram que Uma Só Pessoa transmitiu à Moisés o Livro da Criação! Não se tratava do histórico do nosso planeta, mas a externação de uma Vontade Plenamente Consciente – um Ser no Ser, uma Palavra no Verbo, tudo no Todo. Em síntese: o início da fonte primária da Vida Consciente, surgida pela libérrima Vontade! O Único Autor da Bíblia é Deus Mesmo, que a revelou aos homens. Indagaram-Lhe certa feita: “Senhor, se estás presente entre nós revelando-nos o Teu Verbo, para que as Escrituras?” “Um verdadeiro escriba deve ser semelhante a um sábio pai de família, que oferece do seu tesouro coisas novas e velhas” (Matheus, cap. 13, vrs. 15). “Por que lançar fora o bom velho vinho? Ou ainda fazermos o mesmo com o trigo velho, só porque o novo já se encontra nos celeiros? Um escriba desejoso de conquistar o Reino de Deus deve conhecer tão bem o Meu Verbo Desvendado quanto as Escrituras”. Fazer a conexão entre a Pessoa Física do Messias e o Deus dos Patriarcas, eis o segredo.
Paulo já dizia: “Chegará uma época em que os homens não mais se adaptarão a uma sã Doutrina”. Diz o nosso Pai: “O intelecto mundano alcançará tão grande perspicácia, não conseguindo assimilar ser Eu, em Espírito, o Jeovah do Sinai, e que transmiti a Moisés o Pentateuco”. À Luz do Verbo Revelado, o nosso Pai nos revela que os livros transmitidos a Moisés não foram cinco, mas sete (O Grande Evangelho de João, 6º volume, Cap. 216). “Se muitos dentre vós não conseguem assimilar que a Minha Pessoa Física foi apenas a manifestação externa da Minha Natureza Divina, o que dirão os grandes sábios futuramente ao ouvirem tal afirmativa pela milésima vez? Isto não vem ao caso, e que ninguém se perturbe!” “Pelo fato de os quatro Evangelhos bíblicos terem sido negados, perderam com isto o seu valor nos corações dos verdadeiros confessores do Meu Verbo?” Quantos O declaram um Simples Homem, um magnetizador, falsificador, mago e até mesmo um ser lendário! “Meus filhos se sentiram confusos? Não! Pois Eu os conheço e eles reconhecem o Som de Minha Voz!” Esses não são apenas ouvintes, mas obreiros fiéis de corações simples, reconhecendo ser Jesus de Nazareth algo mais do que o mundo O considera. Esse só exalta o que lhe diz respeito, por isto Ele foi um escândalo no caminho dos fariseus, e continua escandalizando os fariseus do século XXI. “Apedrejam-Me a cada instante ao negarem a Minha Origem Primária, a Divindade Mesma!” O mais possante telescópio não penetrará onde chega a visão de um coração repousante em Deus! Amém! Amém!
Tecidas tais considerações, vamos ao Cântico dos Cânticos. “Sua Boca me cubra de beijos, são mais preciosos que o mais delicioso vinho” (na palavra vinho subentende-se Sabedoria). “O beijo que Salomão suplicava todos vós estais recebendo-o por Mim, não por Palavras de Pura Sabedoria, mas de Amor e Vida”. Subentende-se aí que o Seu Amor é mais útil para nós do que a Sua Sabedoria Julgadora! “Teu nome é mais que perfume derramado”, quer dizer, o Teu Verbo de Amor é o perfume, o ungüento onde nós nos deleitamos, sorvendo nossa alma o mais puro e aromático perfume. “Leva-me Contigo que correremos”. Quem poderá nos levar espiritualmente senão o Amor? Quer dizer: no Amor e pelo Amor assimilaremos, num momento, mais do que a sapiência estéril e fria do intelecto durante milênios. Não prevalece para todos o que consta em Isaías? “Todos terão que ser ensinados pelo Próprio Deus!” Ou seja: temos que nos apossar da Sabedoria através do Amor, e esse Amor é O Próprio Pai em nós! Salomão cita inúmeras vezes a irmã, amiga e noiva queridas; quem são? Estava ele declarando seu amor a uma suposta judia, ou outras mulheres? Quanto engano! É O Próprio Emissor do Cântico Quem nos revela: “A amada de Salomão é o Verbo Eterno, o Puríssimo Amor de Deus às criaturas”.
Não é o Amor a origem do verdadeiro lirismo? David no seu ardente amor para com Ele tornou-se um dos mais importantes poetas. Salomão, seu filho, foi um sábio na acepção da palavra. João, o amado, possuía tanto ardor na expressão de Sua Palavra, recebendo com isto a mais Profunda Revelação. O que dizermos do Lirismo, da Poesia, D’Aquele que é o Amor do Amor, nosso Santo e Terno Pai!? “Eu Sou o Objeto Único do Cântico, todos os pronomes ele, tu, dele e te, dizem respeito a Mim! Eis a chave para entenderdes esta Ação de Graças, o Cântico dos Cânticos” (O Grande Evangelho de João, 4º volume, Cap. 169). “Senhor, És o Único que Se Originou de Si Mesmo no Céu e na Terra. Tua visão abrange a Criação material e espiritual. Contas as estrelas, chama-as cada uma pelo seu nome”. Como diz o profeta: “Gratidão Eterna por tais Revelações”. Quando Lhe perguntaram: “O que é a Luz?” “Eu Mesmo Sou a Luz. Incansável e Eterna é a Minha Natureza Intrínseca; onde há grande atividade há Luz!” Não é a Luz a atividade dos Anjos e espíritos evoluídos? Por isto, diz Ele: “Eu Sou a Luz em toda Parte!” “Brilhe sempre a tua Luz”. Quanto maior for a nossa atividade amorosa, maior será o nosso mundo no Além, pois ele se estenderá até onde se estender a Luz ou Sabedoria do nosso espírito! Ouçamos agora “Comando Celeste”, letra e música de Getúlio Targino Lima.
COMANDO CELESTE
I
Brilhe sempre a tua luz
que o Senhor Jesus te deu.
Brilhe para demonstrar o Amor do Pai somente
e nunca o orgulho teu.
Brilha como portador,
pois assim foi que dispus.
O Amor que de Mim sai
se demonstrou ao Universo em Jesus.
Brilhe para alumiar
os cantos dos porões da treva interior.
Brilhe para anunciar
que a salvação é dom e vem do bom Pastor.
Ele que buscou a ovelha derradeira
sempre há de pensar em ti.
Pensa, pois, em teu irmão
e dá-lhe a mão da fé
Que Eu te concedi.
II
Brilha como gratidão
pelo dom que te ofertei
Eu que te tirei da escravidão
do jugo inclemente de uma lei
e ofertei-te, em seu lugar,
paz, misericórdia e luz.
Aliança nova: dar
meu próprio Filho em sacrifício
numa cruz.
Quero, pois, meu filho, assim,
que desta terra sejas verdadeiro sal,
conservando até o fim
Meu Verbo Santo e Puro, imune a todo mal.
Nada poderá no mundo
afastar de ti a minha proteção.
Segue, embora a dura luta,
certo do poder de Minha forte Mão.
Fraternalmente,
Thalízia dos Reis