“Senhor, peço-Te explicação certa de nossa vida, o que será de nós após a morte, e como nos apossarmos da sabedoria total. Tudo isto é muito velado!” Foram indagações como estas que Me trouxeram à Terra como Mediador entre Deus e os homens.
O Espírito Santo de Deus possui três Incumbências: a primeira como Pai, Origem Primária e Criador de todos os seres. A segunda como Filho, Mediador entre Deus e os homens. A terceira como Espírito Santo, Guia, Consolador, Doutrinador e Admoestador. “Encontro-Me, portanto, na Minha segunda Incumbência entre vós”.
Quanto à primeira indagação – O homem vive por dois motivos: o primeiro, é ele a conclusão final de uma Criação externa, material, onde é enaltecido como coroação de todas as lutas e esforços precedentes de Deus. – O segundo motivo – é ele o ponto de partida de um mundo puramente espiritual. Assim, de um lado é ele o começo, e de outro, o fim de uma corrente, cabendo-lhe encontrar dentro de si o ELO de ligação entre os dois pólos. E para nos facilitar o entendimento, Ele explica a formação da alma, sua evolução anímica através dos três Reinos da Natureza até atingir a forma humana, onde se evidencia que as palavras de Darwin recebem um fundamento espiritual de Eternidade. “Sua conquista é Universal, atemporal e deve valer em qualquer lugar do Cosmo, onde porventura exista vida.” Isto já reconhece a ciência. Esta diz que “as partículas elementares se decompõem em partículas mais leves”. A Nova Revelação diz o mesmo: “o mais grosseiro se decompõe em algo mais elevado!” Em a Natureza há sempre uma transição de um estado para o outro, assim como uma onda se dissolve na seguinte. Todos os seres desde o menor ao maior formam uma escala evolutiva, um completa outro, podendo assim desenvolver inteligência cada vez maior. Enfim, tudo existe e permanece no Universo, sublimando-se através de várias transformações desde o inseto até o homem, do átomo até o Sol. Pela Sua Sabedoria e Onipotência, o Criador subtrai da matéria telúrica a Alma, conglomerado altamente potencializado de mineral, vegetal e animal! Ingressando na forma humana finaliza-se o primeiro motivo da nossa existência. Chamo a atenção do leitor amigo que até aqui falamos da criação da ALMA, produto espiritual da matéria, a caminho do seu retorno à sua fonte de origem, que é o espírito. Logicamente, a Divindade quer que esta Sua Obra, tão magistralmente criada, conduzida pelas Suas Mãos, venha reconhecê-LA! D’Ele se aproxime não por temor, mas por amor. Como fazê-LO? Se a Alma inteiramente obtusa, recém-nascida, não se preocupa com as coisas espirituais cogitando apenas da lei do mais forte, da selva? Deus lhe confere um Guia, sua centelha, o espírito, que foi o seu gerador, guia e pai. – Inicia-se assim o segundo motivo da nossa existência! O espírito vem D’Ele e contém em proporções diminutas tudo o que contém Deus em proporções ilimitadas. Creio estar claro que alma e espírito não são uma só cousa, como erroneamente apregoam muitos. A alma é o invólucro da Vida de Deus! Se não assimilarmos esta verdade, como vamos diferenciar o homem material do homem espiritual e como vamos saber o que é o Reino de Deus? Por isto Jesus indaga a Nicodemus: “onde está o teu espírito para te revelar estas cousas?”
Caros irmãos, podemos amar o quanto quisermos, ter Fé a ponto de transportar montanhas, sermos fortes na vontade e arrastar multidões com nossos discursos. Tudo isto podemos nos suprir da Infinita Provisão de Deus. Existe algo que não nos supriremos D’Ele: É a Justa Humildade do Coração! Esta, Ele não pode nos conferir, pôde exemplificá-la, dizendo: “Aprendei Comigo, Sou Manso e Humilde de Coração!” Só Ele Mesmo poderia nos revelar o sentido justo e verdadeiro de Suas Palavras quando disse: “EU COLHO ONDE NÃO SEMEEI” – "A Humildade é a única coisa que podeis dar-Me sem tê-la recebido de Mim.” – Na Humildade reside a máxima liberdade e perfeição da vida, e a máxima Sabedoria, Amor, e a maior Força e Poder diante dos quais o Universo se curva com respeito. “TUDO O QUE PREENCHE O ESPAÇO INFINITO surgiu da Minha Humildade.”
Eis como nos apossarmos da Justa Sabedoria, como consta: Essas coisas são reveladas aos mansos e humildes de coração. É ela também que nos abrirá o caminho para a Vida Eterna, e por ela a alma deixará a sua matéria como alma completa, em plena atividade e ressurreição, agindo dentro do seu campo de ação que poderá preencher com grande zelo. É o seu próprio mundo, mundo dos seus pensamentos de amor e vontade! “Se sois portadores do Meu Espírito, sois criadores como Eu” – disse Jesus – “Como alma incompleta verá apenas aberrações fúteis, fruto de sua imaginação tola”. Assim será a nossa vida além-túmulo, ver-nos-emos face a face conosco mesmos. Amém! Amém!
Os discípulos Lhe suplicavam às vésperas do Seu Sepultamento: “Senhor, não nos deixes, fica conosco!” Diz Ele: “vamos voltar ao contrário? Ficai vós Comigo”.
Fraternalmente, Thalízia dos Reis